quinta-feira, 21 de outubro de 2010

MOÇAMBIQUE VS RACIONALIZAÇÃO DE RECURSOS PÚBLICOS


Por Saiwala Mic

Apesar de reconhecer que as medidas de contenção e racionalização das despesas públicas tem sem dúvida, uma boa tonalidade para a sociedade moçambicana acostumada em ver esbanjamentos de recursos pelos seus governantes, custa-nos acreditar que essa racionalização da despesa no âmbito da gestão e execução do orçamento do Estado, esteja de facto, a ser operacionalizada na íntegra.
Ora vejamos, cancelamos uma viajem de Chefe de Estado aos EUA como uma medida de austeridade, mas, em seguida realizamos duas que supostamente engrandecerão a economia nacional com investimentos. Esquecemo-nos que da Índia trouxemos créditos acima dos 500 milhões de dólares, o que compromete as próximas gerações, mesmo assim, sentimo-nos satisfeitos. Estamos ainda, perpetuando o espírito de pedintes e incapazes de auto-sustento através do aumento da produtividade decorrente da revolução verde e do alcance dos objectivos do PARPA II.
Estivemos na Índia e agora em Espanha, depois, não sabemos qual será o país de eleição, "mostramos o nosso país"? Ou buscamos encher nossos bolsos com comissões das possíveis e potenciais empresas com vontade de investir na bela pérola do Índico?
Para alguns, os nossos timoneiros querem sim, fazer os mesmos feitos dos seus antecessores, aparentemente para manter viva a diplomacia moçambicana ou para, antes dos términos dos seus mandatos, lá passarem, como forma de marcar "simbolicamente" a história da diplomacia mundial.
Profundamente reconhecemos que compreendemos menos sobre as medidas de racionalização na medida em que, não temos consciência suficientemente interpretativa de analisar se "a conjuntura internacional desfavorável, originada pela crise económico-financeira global" levou a que, o nosso magnifico Governo se reunisse extraordinariamente no dia 07 de Setembro, ou se as manifestações de 01 e 02 do mesmo mês teriam influenciado tal decisão?
Não compreendemos ainda, quando apesar de restritos os seminários, viagens, reuniões de carácter nacional, estes, continuem a ter lugar em quase todas instituições do Estado. É só avaliar a quantidade de viagens de dirigentes de Ministérios e Institutos do nosso País sem falar da presidência aberta e inclusiva que até certo ponto, é "bem-vinda". Onde é que está a racionalização?
Se calhar, por isso mesmo, a compensação na importação de produtos de primeira necessidade seja autentica miragem, já que, mesmo para os pequenos empresários e produtores, é difícil adquirirem os certificados de origem e poderem usufruir potencialmente da zona livre da SADC.
Faria sentido se, por um lado, a racionalização começasse dos big boss, para que os que estão aqui na base também cumpram, pois assumimos que estes fazem a réplica dos actos e realizações dos seus superiores. Por outro lado, se queremos racionalizar recursos públicos, é inconcebível que a comitiva presidencial seja composta por mais de 50 acompanhantes.
Não queremos alongar muito, incumbe-nos agora, saudar o esforço e a vontade de ver manifesta a ideia de contenção e racionalização de recursos públicos não exclusivamente aos Ministérios e Institutos, mas sim, encarnada nos representantes do povo na AR que, também nos parece que "poupam muito" com seus gastos, as vezes desnecessários, se bem que, há matérias que não carecem de formação de uma comissão had-oc. Seria bom que lutassem para junto do Governo que,  se acrescente ao fundo de iniciativa local um outro fundo, o de fomento agrícola.
Contudo, se os gastos de recursos públicos, justificarem uma melhoria na condição social dos moçambicanos, serão sempre bem-vindos.
VIVA A MOÇAMBICANIDADE! VIVA!! VIVA!!!


…………………………………..TISUNGANE PROJECT………………………………………

4 comentários:

  1. Bem vindo,

    Bem dito, bem comentado, existem coisas que acontecem no nsso país que carecem de análises profundas, mais tão profundo quanto elas precisam as nossas politicas para desenvolver Moçambique.

    Continue com o Blog, parabens, estarei sempre aqui, se possivel para opinar.

    Abraços

    Zicomo

    ResponderEliminar
  2. Passei por aqui e sempre que possível por aqui passarei.

    Abraco

    ResponderEliminar
  3. obrigado Zalimba...
    akutamandeni namalengui...

    ResponderEliminar
  4. Refletindo, sao essas forças que nos fazem crescer...paz
    Juntos ca estaremos...

    ResponderEliminar