segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Porquê exorcizar Palavras ???


Por Saiwala Mic


Muitas pessoas que pertencem a minha teia de relações sociais me têm feito esta questão: "Porque Exorcizar Palavras"? Fiquei pensando, se calhar o meu primeiro artigo neste blog exorcista fosse avançar, se bem que, sem grande pormenor o itinerário exorcista, tentando evidenciar a sua origem, mas, sem perder de vista o exorcismo de palavras em si, como um fenómeno independente.
Portanto, o exorcismo como tal, segundo Wiliam Peter Blatty[1], nas culturas egípcia, babilónica, assíria e judaica, atribuíam-se certas doenças e calamidades naturais à acção dos demónios. Para afastá-los, recorria-se a algum esconjuro ou exorcismo. A cultura ocidental recebeu essas ideias através da Bíblia e do cristianismo primitivo.
Blatty, diz ainda que, no cristianismo, exorcismo (do grego exorkismós, "acto de fazer jurar", pelo latim exorcismu), é a cerimonia que visa esconjurar os espíritos maus, forçando-os a deixar os corpos possessos ou dominar sua influência sobre pessoas, objectos, situações ou lugares. Quando objectiva a expulsão de demónios, chama-se Exorcismo Solene e deve fazer-se de acordo com fórmulas consagradas, que incluem aspersão de água benta, imposição das mãos, conjurações, sinais da cruz, recitação de orações, salmos, cânticos, etc. Além disso, o ritual católico do exorcismo pode ser executado por sacerdotes somente quando são expressamente autorizados por bispos (Idem).
Neste sentido, o nosso exorcismo de palavras não carece de autorização de bispos para encontrar cenários sobre possessão demoníaca que descrevam o nosso dia-a-dia. Procuramos invocar a segurança delas e de todos aqueles que procuram ler o exorcismodepalvras.blogspot.com, condenando os demónios (tudo quanto for ruim e que apoquente a sociedade moçambicana nas suas variadas artérias) a não ter poderes. Essa segurança pode ser conseguida também com alguns dos vossos comentários, que podemos usa-los para aprisionar e anular os poderes desses demónios.
Assim, endereçamos a todos o convite de participarem (façam comentários) e quiçá sem dar tréguas, provar que é possível através do exorcismo de palavras, apresentar revelações bombásticas sobre a realidade política, económica e social da nossa pérola do Índico. Porém, não quer isto dizer que seja apenas analisado a face ruim desta moeda, mas, de ver vislumbrada toda perspectiva que vise promover ideias edificantes que desemboquem naquilo que alguns ousaram chamar de futuro melhor para os moçambicanos.
Afinal é seguro exorcizar palavras. Divulgue o exorcismodepalavras.blogspot.com. Passe a mensagem e seja um dos nossos embaixadores.



…………………………….Tisungane Project…………………………………………



Sem comentários:

Enviar um comentário