sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Danos Colaterais

By Saiwala Mic
Ficamos informados que a crise política na zona do Magreb, as cheias que assolaram sobremaneira a Austrália, anunciaram que nos próximos meses, com enfoque para o de Março, mais uma crise económica mundial terá lugar. Adicionalmente, nos foi comunicado que os preços dos combustíveis irão subir, cá na urbe, os subsídios do mesmo produto e alimentares também serão suprimidos… De todos lados vejo flechas apontadas a nós desprovidos de recursos para uma eventual “legítima defesa”.
A produção agrícola contínua a baixar, a segunda época, comprometida se bem que, nos últimos dias, não chove o suficiente, as águas do Umbeluze, do Limpopo e as do Zambeze sequer pouparam as nossas culturas. Advinha-se, porém, meses desoladores, mesmo com o discurso fortalecedor de que: “a segurança alimentar está garantida”!
Muito alarido ainda, apesar de mensagens para quiçá acautelemo-nos de tudo quanto nos espera. Se o Governo que é o gestor mor de recursos do povo, apela a posicionarmo-nos melhor, supostamente porque não dispõe de recursos para suplantar a crise, e nós coitados se dele dependemos, como o faremos?
Soam vozes que nos inspiram alguma esperança, quando com pompa e circunstância, afirmam que para os cofres do Estado, avultadas somas em dinheiro foram arrecadadas, fruto de um esforço conjugado dos diversos intervenientes, directamente ligados a área de arrecadação de receitas do Estado, pena, porque ainda continuamos com o deficit nos pilares do orçamento do Estado.
Diremos aos nossos compatriotas, lá onde não se fala português com muita fluidez que, tudo quanto estamos e iremos passar, são os chamados “danos colaterais de uma economia mundial fragilizada”. 


::::::::::::::::::::::.tisunganeproject::::::::::::::::::::::

Sem comentários:

Enviar um comentário